Pular para o conteúdo principal

Foz do Iguaçu: uma viagem nacional que vale muito a pena


Oi, gente! Quem me acompanha lá no Instagram viu que o destino escolhido para as férias de julho com as crianças esse ano foi Foz do Iguaçu. Comprei as passagens, escolhi um hotel bacana e estava sem muitas expectativas, apenas naquela curiosidade de visitar as Cataratas e aproveitar para descansar um pouco.

Me enganei achando que os passeios não seriam tão bacanas. Fui surpreendida por um destino nacional cheio de pontos turísticos interessantes, uma natureza rica e exuberante e uma cidade super preparada para encantar e receber bem.

O Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as Cataratas e uma vasta área de Mata Atlântica com biodiversidade super preservada, realmente merece o título de Patrimônio Natural da Humanidade. E fica aqui no Brasil, super acessível para a gente. Pessoas do mundo inteiro viajam horas e horas para vir conhecer. Precisamos valorizar isso também!

Valeu muito a pena essa viagem. Recomendo a todos e por isso fiz esse post com algumas dicas que acho bacana dividir com vocês. Espero que gostem!

Viagem - Aéreo

Comprei as passagens pela Latam, saindo de São Paulo - Guarulhos com destino a Foz do Iguaçu. Voo rápido de mais ou menos duas horas e super tranquilo. Chegando lá eu aluguei um carro, achamos mais prático para nos deslocarmos na cidade.

Documentos

Muito importante. Não esqueça de levar o RG dos adultos e crianças. Precisa de documento com foto atual para poder cruzar fronteiras (Paraguai e Argentina). Não é necessário passaporte.

Hotel - Mabu Thermas Grand Resort

Se você vai viajar com crianças e precisa de um hotel com estrutura completa para alimentação, recreação, parque aquático e ótimo atendimento eu recomendo muito o Mabu. Amamos as instalações, principalmente meus filhos. Eles não queriam sair do hotel por conta das excelentes piscinas de águas termais e da equipe de recreadores fantástica.

Tem brinquedoteca, Copa do Bebê, a casa do Sítio do Picapau Amarelo e uma programação de atividades para os pequenos que vai das 8h30 até às 22h30.

O hotel também fica super bem localizado, perto do aeroporto e do Parque Nacional do Iguaçu. Em frente ao hotel tem um bom shopping, o Catuaí Palladium. É só atravessar a rua mesmo, caso precise comprar alguma coisa que esqueceu ou fazer alguma refeição. O hotel oferece as opções de hospedagem apenas com café da manhã, meia pensão (café e jantar) ou pensão completa (café, almoço e jantar). Como me programei para os passeios, fechei no regime mais básico porque iria ficar menos tempo no hotel.

Se você for viajar sem filhos, eu no seu lugar economizaria na hospedagem. Em uma viagem só de adultos não há necessidade de um hotel com essa estrutura. Eu recomendaria um hotel mais simples para poder gastar mais com passeios, compras e bons jantares regados a vinho.

Parque Nacional do Iguaçu - Cataratas

Esse é o passeio mais conhecido e famoso para quem visita Foz do Iguaçu. E realmente é imperdível. Beleza incrível dentro de um parque cheio de quedas d'água incríveis. As quedas do lado brasileiro do parque são belíssimas e podem ser vistas muito de perto com acesso por plataformas que ficam tão próximas que o visitante chega a se molhar, dependendo da vazão de água no dia da visita. As vezes o volume é tão grande que pontos da passarela podem ser interditados por questões de segurança.

Chegando ao local, nos ofereceram o combo Cataratas + Itaipu + Marco das Três Fronteiras (mais adiante falo de cada um). Comprei esse pacote porque o preço ficava menor do que comprar cada passeio individualmente e ainda oferecia 50% de desconto nos estacionamentos.

Até você acessar o ponto de observação das Cataratas o caminho é belíssimo. Muita natureza e animais soltos pelo local. O mais curioso é o mamífero quati. Vários deles passeiam livremente pelo local e são super amigáveis com os turistas. Mas cuidado, mesmo dóceis são animais "selvagens", então não é bom tentar passar a mão, pegar no colo ou oferecer comida.

Vôo panorâmico de helicóptero

Esse foi um passeio surpreendente e novo para mim e toda a família. Nunca tínhamos voado de helicóptero, então foi muito interessante. Sobrevoar o Parque Nacional do Iguaçu e as Cataratas é de tirar o fôlego. Uma grandiosidade natural que não dá para descrever nem registrar em fotos.


É um passeio com preço bem salgado, mas que vale cada centavo. Experiência única para ficar guardada pra sempre na memória. Muito feliz em poder viver isso ao lado das pessoas que mais amo no mundo.

A empresa que faz o vôo panorâmico é a Helisul. Compramos o passeio no local mesmo, pertinho da entrada para as Cataratas e em frente ao Parque das Aves. O tour dura cerca de 10 minutos.

Marco das Três Fronteiras

Gostamos bastante deste passeio. Como o nome diz é um local onde fica o Obelisco que marca as fronteiras do Brasil com Argentina e Paraguai. Tem uma bela paisagem natural, encontro dos rios Iguaçu e Paraná. Vale a pena ir à tarde, ver o pôr do sol e depois aproveitar os shows de danças típicas e jantar no bom restaurante do local, o Cabeza de Vaca.

Precisa pagar entrada para o Marco das Três Fronteiras. No local há ainda um parque bacana para as crianças, um cinema com documentário sobre a história do lugar, a vila cenográfica das missões jesuíticas, show de luzes e águas (bacana ver à noite) e uma roda gigante que oferece uma bela vista.

A roda gigante é itinerante, por isso é bom verificar se quando você for a Foz ela estará lá no Marco das Três Fronteiras.

Macuco Safari - Cataratas do Iguaçu

Esse foi um dos passeios que mais gostamos. Aquela atração que é realmente diversão garantida para a família toda. Você faz uma parte do percurso de 3km em um carro elétrico com guia explicando um pouco sobre a natureza local. Depois você anda por uma trilha de mais ou menos 600 metros e chega no salto Macuco, uma cachoeira de onde parte o passeio de bote (opção seco ou molhado).
Na opção de passeio "seco" você só observa as Cataratas mais de longe. No "molhado" você chega bem perto das quedas d'água. Se molha bastante, é bom levar capa de chuva porque eu comprei na hora e paguei bem caro.

Parque das Aves

Super gostoso esse passeio no meio da Mata Atlântica. Para quem quer recarregar as energias em contato com a natureza ele é perfeito. O Parque das Aves é internacionalmente reconhecido pelo trabalho de recuperação e preservação de aves. Conta com mais de 1.400 exemplares, de 150 diferentes espécies.

É um trabalho muito bonito de cuidado com a natureza. 34% das aves que vivem ali nasceram no local e 52% foram resgatadas.

Dentro deste espaço também fica o Reino das Borboletas. É um verdadeiro santuário de espécies coloridas e lindíssimas que pousam na gente. Simplesmente apaixonante!


Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional

Um passeio bem interessante para adultos e crianças maiores. Curioso conhecer a usina hidrelétrica com o título de maior geradora de energia limpa e renovável do planeta. Embora a usina de Três Gargantas, da China, seja maior em infraestrutura, a Binacional segue batendo recordes na geração de energia.

Itaipu Binacional é grandiosa. Você pode conhecer a parte externa e também a interna, observando o funcionamento das turbinas. A visita interna eu não fiz pois estava com meus filhos e essa opção é apenas para maiores de 14 anos. Mas o passeio panorâmico já é bem legal!

Em algumas épocas eles oferecem a opção de passeio noturno, com a barragem toda iluminada. Precisa checar a disponibilidade, mas tem tudo no site clicando aqui.

Existe também um passeio de Kattamaram pelo lago da barragem. Como no dia da nossa visita o tempo não estava muito bom, optamos por não fazer. Mas amigos que fizeram me falaram que a vista é incrível e você desfrutará de um pôr do sol inesquecível.

Importante: para visita a Itaipu eles pedem calçados fechados, sem salto e roupas abaixo do joelho.

No dia da nossa visita almoçamos no restaurante da Iatipu. Uma boa opção com preço razoável.

Icebar - Bar de gelo

Estando em Foz do Iguaçu você tem 3 opções de bar de gelo. É uma atração legal e inusitada. Nesse passeio eu fui só com meu marido, mas menores de idade podem entrar, desde que estejam acompanhados.

Opção 1: Icebar Brasil, dentro do shopping Catuaí Palladium, que como já comentei fica em frente ao hotel Mabu.

Opção 2: Dreams Ice bar, considerado o maior do mundo e que faz parte do complexo“Park Show”, que conta também com as seguintes atrações: Maravilhas do Mundo, Vale dos Dinossauros, Museu de Cera e Super Carros. Esses passeios eu não fiz. Achei meio forçado, uma coisa bem comercial mesmo, bem fora do contexto turístico da cidade.

Opção 3: Icebar Iguazú, da cidade de Puerto Iguazú - na Argentina. Neste que eu fui. Você compra o ingresso para ficar meia hora no local (esse tempo é regra). Durante a permanência você pode consumir todas as bebidas e coquetéis que quiser. Para as crianças há opções de drinks sem álcool.

Bom ir de sapatos fechados. Casacos e luvas são fornecidos no local. A temperatura é de -10 graus. Tudo no bar é feito de gelo. As paredes, os móveis, a decoração... Foi uma experiência bem diferente e divertida. Recomendo!

Compras no Paraguai

Se você vai com alguma ideia específica do que comprar e sabe onde encontrar, vale a pena ir até Ciudad del Este. Eu não achei que vale super a pena fazer compras lá. Primeiro que por conta do dólar alto os preços não são tão interessantes e, segundo, porque você sempre fica com aquela sensação de são saber se está comprando algo original ou falsificado.

Eu fui até o Paraguai mais para conhecer a Sax Department e comprar algo específico que sabia que encontraria lá. Para quem precisa de algum importado de marca de luxo é um bom local, comparado aos preços praticados pelas grifes do Brasil.

Duty Free Argentina

O Duty Free é bem grande e está localizado no território argentino, mas antes da Aduana. Bem pertinho, acesso fácil e amplo estacionamento gratuito no local. Achei legal, fiz algumas compras de cosméticos e perfumes que estavam com preço "bom".

Gente, quando falo preço bom não é super barato, é preço bom comparado ao valor do mesmo produto no Brasil. Com o dólar alto não está fácil encontrar aqueles "achados" imperdíveis. Pesquise antes os preços do que você gostaria de comprar aqui no Brasil para chegar lá e comparar. Não é tudo que vale a pena, tem que fazer a conta pra ver se compensa.

Dentro do Duty Free, que abre todos os dias das 10h às 21h, tem um restaurante bacaninha, uma boa opção caso você esteja fazendo suas compras perto do horário do almoço ou do jantar.

Onde comer - Restaurantes

Durante a nossa estadia, além dos restaurantes nos locais dos passeios saímos para comer em alguns lugares. A melhor experiência de todas foi a churrascaria Búfalo Branco. Muito boa comida, lugar agradável. Preço um pouco mais elevado, mas valeu a pena.

Também fomos na Churrascaria do Gaúcho, onde fizemos uma boa refeição, e na Tavolo Churrascaria e Pizzaria, local bem mais simples, mas comida boa também.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As bermudas jeans estão de volta

Ebaaaaaaaa!!!!! As bermudas jeans ressuscitaram e estão com tudo novamente!!!!! Então bora lá fazer aquele revival dos anos 80 e 90?!?! Claro, a moda volta sempre repaginada e mais atual. Agora as bermudas são bem moderninhas, muitas vêm com a barra dobrada e outras cheias de rasgos. Para quem é mais tradicional, também está mais fácil de encontrar nas lojas os modelos básicos, retos e com lavagens discretas. Se você tem suas bermudas antigas aí guardadas, agora com certeza é a hora de tirá-las do armário. Tem uma calça jeans antiga e quer costumizar?! Também dá certo, eu te ensino direitinho no vídeo abaixo: E para ajudar a criar looks bacanas com bermuda jeans, seguem algumas sugestões dos visuais mais descolados e de vários estilos que eu encontrei vasculhando a internet. Espero que curtam! Beijos

Bermuda destroyed: Transforme sua calça jeans antiga em uma peça super descolada

Olá, pessoas lindas!!!! Fiz um vídeo super bacana e diferente. Dessa vez é para ensinar como transformar aquela calça jeans antiga que está lá esquecida dentro do armário em um bermuda destroyed super descolada. As bermudas jeans estão com tudo novamente e eu decidi customizar uma. Deixei ela toda rasgada, bem moderninha do jeito que eu amo. No vídeo eu mostro tudo para vocês. É super fácil de fazer com materiais que a gente já tem em casa. Eu amei o resultado. Confiram e depois me contem o que acharam. Está logo abaixo o link! Beijos

Estilo Versace: estampas de "lenços" e "correntes" voltam com força total

Muita gente vai torcer o nariz, mas é verdade: vamos ver muito nos próximos meses a famosa "chain print" (estampa de corrente) e a "scarf print" (estampa de lenço). Esse estilo apareceu muito em looks de passarelas e já está ganhando as ruas. Muitas celebridades já estão dando o que falar com visuais baphônicos. São estampas clássicas, mas também um pouco pesadas, então é sempre bom pensar em equilíbrio e proporção se for optar por aderir à tendência. Se bem usadas, essas estampas ficam elegantérrimas em mulheres mais maduras. Para as meninas mais jovens, é possível também criar um estilo casual, com uma cara de moda de rua mesmo. Diria que até um estilo meio "rapper chic". O melhor é nos prepararmos para viver um retorno do estilo Versace. O estilista Gianni Versace, criador da grife que foi assassinado em 1997, tinha essas estampas super chamativas como sua marca registrada, e elas são ícones até hoje. Ele adorava uma moda "ostentação"