Oi, gente! Faz tempo que estou querendo contar para vocês como eu faço para manter o foco nos treinos e na dieta. Quem me acompanha mais de perto no Instagram (@van_andretta) sabe que treino Crossfit todos os dias há 4 anos e tento manter uma dieta bem equilibrada.
Ultimamente estou bem focada na alimentação e treinando pesado. Comecei a complementar meus treinos com musculação 2x na semana também.
Estou longe de ser especialista e graças a Deus tenho profissionais super competentes que me ajudam nesse processo. Mas eu também já fui sedentária e tive que criar meus próprios mecanismos para sair da inércia, encontrar prazer na atividade física e manter uma rotina. Sim, eu também comecei do zero e tive que ter muita força de vontade para chegar até aqui. Depois de um tempo, praticar exercícios e cuidar do que eu como virou um estilo de vida que me dá muito prazer.
Sim, sinto bem-estar porque esse estilo de vida melhorou meu sono, minha postura e meu corpo, controlou minha ansiedade e tirou de mim aquela sensação de cansaço diário.
Então vamos para as dicas do que funciona para mim. Pode ser que possa te ajudar também. Depois me conta! :)
1. Encontre a atividade física que te dá prazer
Pode ser natação, pilates, yoga, corrida... Para mim foi o Crossfit que funcionou. Um treino rápido e intenso que é feito de forma coletiva. Eu adoro treinar com mais pessoas, naquele clima de todo mundo tentando se superar. Quando você acha que não aguenta mais, olha para o lado, vê que seu colega continua firme e você parece que ganha um fôlego extra.
Outra coisa que acho que me ajudou foi que os resultados do Crossfit no meu corpo e na minha saúde apareceram rápido. Em um ano eu parei de sentir dores no corpo, comecei a me sentir bem mais disposta e meu físico mudou completamente. Isso estimula muito a não parar.
2. Crie uma rotina e faça do seu treino um compromisso
Tente estabelecer um horário e dias para treinar. Tenha isso como um compromisso. Da mesma forma que não faltamos no trabalho porque está chovendo, porque está calor, porque está frio... não podemos faltar no treino. Não está com vontade?!?!?! Vai sem vontade mesmo porque a sensação de prazer depois vai compensar. Uma hora, se você insistir e não desistir, isso se tornará um hábito feliz e prazeroso.
3. Se possível, treine pela manhã
Por muito tempo eu sempre treinei no período da tarde. Ultimamente mudei minha rotina para o período da manhã e adorei. Treinar de manhã dá um ânimo e uma energia enorme para o restante dos compromissos do dia. A tendência é arrumar mais desculpas para não treinar no fim do dia, já que estamos bem cansados. Há um estudo que diz que existe uma força de vontade limitada para cada dia. A medida que as horas vão passando, a motivação vai se perdendo.
4. Treine com intensidade
Respeite seu corpo e seu ritmo, mas treine com a máxima intensidade que conseguir. Falo isso porque se você começar a perceber os resultados de forma rápida você vai se animar, vai se sentir estimulado a comer melhor e manter o foco.
5. Defina metas
Busque ajuda profissional e estabeleça metas. Não desista até alcançar seus objetivos.
6. Procure companhia e um local próximo
Facilite sua a vida. Escolher uma academia próxima do trabalho ou de casa evitará que você crie desculpas para faltar aos treinos. Se você conseguir a companhia do marido, namorado ou de uma amiga também ajudará a ter esse "compromisso". Ter um personal trainer bacana também te força a cumprir a rotina.
7. Acompanhe seus resultados
Ver que estamos obtendo resultados ajuda a motivar. Então, de acordo com seus objetivos, suba na balança, confira suas medidas, tente provar aquela calça que está apertada... qualquer resultado positivo te deixará mais animado e confiante.
8. Tenha alimentos saudáveis na geladeira e na bolsa
Organize sua rotina alimentar. Tenha sempre em casa e na bolsa comidas saudáveis. Não vou falar muito de dieta porque cada um tem a sua de acordo com suas metas. Mas não adianta chegar em casa morrendo de fome e aí começar a pensar no que comer. Se você não tiver algo saudável já pronto, possivelmente você cairá na tentação do pão, bolachas ou uma massa rápida.
Se você está fazendo uma dieta com acompanhamento profissional, vá ao mercado todas as semanas e compre os produtos que precisa para montar os cardápios. Não deixe faltar nada e evite ter besteiras por perto.
9. Não exagere nas festas
Você não precisa recusar convites, mas pode se controlar um pouco. Você pode beber menos ou simplesmente não consumir nada alcoólico se isso não é tão prazeroso para você. Pode trocar as frituras por comidas assadas ou grelhadas e não exagerar nos doces, por exemplo
10. Falhou? Esqueça e retome no dia seguinte
Furou a dieta ou faltou no treino? Não desanime. Volte pro foco já no dia seguinte. A gente tem mania de "chutar o balde" e desistir logo na primeira derrota. Lembre-se que a batalha é longa e você tem tempo para reverter o jogo na próxima luta.
Comentários
Postar um comentário